Não pare. E mais 7 dicas para o seu negócio nesse período de crise

Entramos em um período sim muito melindroso que para muitos, assustador, e não temos a mínima noção do que acontecerá. Fato é que a palavra de ordem é exatamente não desistir. Até porque existem alternativas e estratégias que poderemos colocar em prática, e em muitos informativos, seja pela tv, rádio e outros dão conta de que vendas pela internet aumentaram e muito nesse período por causa da pandemia. Noticiários informam que compras online cresceram e muitas empresas adaptaram suas operações. Reinternado, não pare.

Segue-se, então, 7 dicas pra você e o seu negócio nesse período sem precedentes em nossa história.

1 – Faça um planejamento com seus funcionários.
Pense em algumas outras alternativas de vendas e atendimento.
Não deixe o o distanciamento atrapalhe. Atualize situações e os mantenha a par de tudo relacionado aos seus setores. Sempre estejam prontos ao atendimento online, que seja pelas redes sociais, site e até mesmo whatsapp e claro pelo celular.

2 – Comunique da melhor forma os clientes.
Deixe claro que apesar da situação, sua empresa está atenta a eles, e que o atendimento será online, e que estarão disponíveis para atendê-los nesse período. Envie mensagem SMS e de Whatsapp, mas sempre com bom senso.

3 – Aproveite e se aproxime mais de seus clientes.
Excelente oportunidade para uma melhor aproximação da clientela. Reveja as formas de entrega e tente agregar produtos e serviços. Você perceberá outros valores.

4 – Entregue em domicílio.
Ofereça sim, entrega à domicílio. Não meça esforços neste momento. Cobre o mínimo possível para isso. Utilizando mensagens de SMS e ou Whatsapp, ofereça amostra grátis de serviços ou produtos especiais. Isso cativa ainda mais.

5 – Jamais deixe de lado a divulgação digital.
Reforce ainda mais as divulgações em massa. Ofertas especias e entregas à domicílio com utilização de motoboy serão um grande diferencial neste momento.

6 – Informe aos clientes sobre a segurança em relação ao vírus.
Informe a sua clientela sobre os cuidados que sua empresa está tendo em relação a essa pandemia. Informe sobre o uso de produtos de limpeza, sobre quantas vezes realizam estas manutenções, e que ele, o cliente, poderá marcar horário para seu exclusivo atendimento, evitando assim as tais aglomerações no ambiente de seu negócio. Informe também sobre os cuidados em relação às recomendações de higiene nas entregas.

7 – Aproveite e atualize os contatos e aprimore seu sistema.
Estima-se um período de 4 meses de impactos desta pandemia nos negócios locais. Aproveite o início deste período para você e sua equipe atualize contatos e informações de seus clientes. Isso será uma poderosa ferramenta que provocará vendas e negócios. Faça um levantamento de perfis, preferências e tudo que puder para um contato. isso causará no mínimo uma boa impressão em seus clientes. E isso muitas vezes significa vendas.Tente ao máximo não diminuir o número de funcionários de seu negócio. Cada um terá um papel muito importante também nesta fase.

Haverão mudanças importantes no comportamento de sua clientela após esse período de crise. Fique de olho nestas mudanças e prepare-se para entender o que mudar ou manter. Tente não ficar focado na defensiva, afinal de contas este período também é de se reinventar, pois haverão também novas oportunidades, novos clientes. O mercado lhe entregará sinais que te indicarão um norte, e prepare-se para aproveita-los.