Coronavírus: Witzel decreta situação de emergência no Rio de Janeiro

Foto: Transmissão SBT
17.03.2020 – O estado do Rio de Janeiro entrou hoje (17) em uma séria situação emergencial por causa do coronavírus e foi publicado no Diário Oficial do nosso estado o decreto nº 46.973 que “reconhece a situação de emergência na saúde pública do estado do Rio de Janeiro em razão do contágio e adota medidas enfrentamento da propagação decorrente do novo coronavírus (covid-19)”, e tais medidas foram anunciadas pelo governador Wilson Witzel ontem (16) e define medidas temporárias que ajudarão prevenir a proliferação do Covid-19.
No G1 foi postado resumidamente os itens:
Suspensão por 15 dias
- Aulas nas unidades da rede pública e privada de ensino, inclusive nas unidades de ensino superior;
- Comícios e passeatas;
- Jogos de futebol e demais eventos desportivos;
- Sessões de cinema e de teatro;
- Shows;
- Eventos em salão ou casa de festas, como aniversários;
- Feiras;
- Eventos científicos;
- Visitação a unidades prisionais;
- Visitação a pacientes diagnosticados com o Covid-19.
Nos transportes
- Redução de 50% da frota e ônibus, barcas, trens e metrô;
- Suspensão do passe livre.
Recomendações
- Restringir a 30% a lotação em bares, restaurantes e lanchonetes, com normalidade de entrega e retirada de alimentos no próprio estabelecimento;
- Restringir a hóspedes o funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes no interior de hotéis e pousadas;
- Fechar academias de ginásticas;
- Fechar shopping centers e centros comerciais, exceto supermercados, farmácias e serviços de saúde. Bares, restaurantes e lanchonetes devem observar a restrição da lotação e reduzir em 30% o horário de funcionamento.
- Não frequentar praia, lagoa, rio e piscina pública;
- Suspender voos com origem em estados e países com circulação confirmada do coronavírus ou situação de emergência decretada;
- Suspender a atracação de navio de cruzeiro com origem em estados e países com circulação confirmada do coronavírus ou situação de emergência decretada.