Câncer de Próstata: 1 vítima a cada 38 minutos no Brasil

“O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).”

Fonte: Ministério da Saúde

Novembro azul é uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata. Assim, diante desta informação atualizada, fica a estatística expressiva de que grande parte homens não se cuidam. Sabemos que de modo geral, os homens não se atentam em cuidar da saúde, especificamente quando o assunto é sobre o câncer de próstata e, muitos tem este comportamento de esquiva devido à forma como o exame é executado. Não é um exame confortável, claro, assim como muitos outros também não são. A mamografia e a colonoscopia, por exemplo, são também exames desconfortáveis, porém, podem ajudar na prevenção ou detecção precoce do câncer de mama e intestino, respectivamente.

Entretanto, o que estamos falando aqui não é do desconforto do exame propriamente dito, não estamos falando somente do físico, mas também do preconceito e sentimento de constrangimento que atravessa muito homens e, por este motivo, preferem não se submeterem ao exame. Emocionalmente falando, isto causa o sentimento de repulsa e, por consequência afasta ainda mais a possibilidade de considerar que a ida ao médico seja relevante. Ainda não chegamos à uma tecnologia que substitua o toque da próstata. Vale a conscientização, de que sua saúde pode estar dependendo de um ato que pode até salvar sua vida. É preciso considerar sua saúde, para além do momento do exame. Homens, não deixem para pensar sobre isso e querer voltar ao tempo quando já for tarde.

Cuide de sua saúde, valorize-a, seja saudável!
CUIDAR DA SAÚDE TAMBÉM É COISA DE HOMEM!
VERGONHA É NÃO SE CUIDAR!

Este também é um dos motivos para você cuidar de suas emoções, através da psicoterapia.

Por: Ana Paula S. Barreto
Psicóloga – CRP: 05/52491
Whatsapp: (21) 99209-0485
Instagram: @anapaulabarretopsicologa