A importância do marketing local


Diariamente, toda empresa enfrenta vários tipos de desafios para driblar a concorrência. E na maioria dos empresários, a maior dificuldade é conquistar novos clientes e tentar manter os já existentes. Não nos esqueçamos de que essa batalha não está somente no dia a dia dos grandes nomes do mercado, pertence também aos micros e pequenos, pois precisam estar a frente da concorrência sempre, e para isso necessitam de estratégias especificas para atrair o público e manter fixa cada vez mais o bom nome no mercado de sua região.
E é justamente sobre isso que desejo falar agora. Então confira comigo essas dicas e de quebra, perceba a importância do marketing local para alavancar seu negócio.
Resumidamente, é um conjunto de atitudes ou ações que são pensadas de forma estratégica parapromover um determinado produto ou serviço. E a intenção é a conversão de clientes para que se aumente as vendas. Tal definição vale também para o marketing local, porém com foco mais definido, que são pessoas residentes ou até mesmo que trabalham próximo a esse negócio a ser divulgado e a intenção é justamente levar até eles mensagens que os informe sobre o que faz esse negócio, valores e preços utilizando das mais diversas ferramentas, e a principal é a boa, persistente e clara comunicação naquela localidade.Muitos dizem: -“Para ser bem sucedido no mundo dos negócios, você precisa ser o melhor na área em que atua”. – Esqueça isso – As coisas mudaram muito de uns tempos pra cá. Com a internet, a comunicação mudou de formas e fins. Hoje em dia, principalmente por conta das redes sociais, ficou muito mais acirrada a concorrência, mesmo que não tenham um produto ou serviço de tanta qualidade quanto a seu. Por isso para realmente conquistar seus clientes você precisa ser visto, assim, como o melhor no que faz, e provar por “a mais b”, de forma efetiva e constante. E pra isso você precisa da divulgação correta, ser muito criativo e insistente, e não estou me referindo aos tradicionais jornais impressos, na rádio, ou numa simples e rara panfletagem pelas ruas mais movimentadas do bairro.Imaginemos um mercado que disponibilize para as crianças um espaço pra que brinquem, enquanto

os pais façam suas compras. Que tal um barzinho em que deixe na calçada vasilhas de água e alimentos para os animais que ficam por ali, e com isso percebem a ideia enquanto estão “cervejando” com os amigos? Ou quem sabe uma padaria, que deixa a disposição pães para os menos favorecidos? Isso iria com muito certeza influenciar e chamar a atenção dos transeuntes, não ficando despercebido pelos que passam pelo local, mais ainda se souberem que não cobram mais caro por essas atitudes. Isso é propaganda muito positiva e ativa, colocada de forma funcional e prática. Isso é marketing local.
Saiba também que você precisa ter a internet como uma grande aliada deste marketing local, independente do tamanho do seu negócio no bairro. Entenda e aceite a realidade de que divulgação digital é extremamente útil e necessário. Muitas pessoas antes de realizarem suas compras ou contratarem serviços pesquisam antes na internet, e duvido muito que você não faça isso também, e se não fez, vai fazer, assim que descobrir a eficácia desta ação. Listagens gratuitas, sites de avaliação, anúncios com cupons são muito interessantes, além, obviamente, das maravilhosas redes sociais.
“Recentemente, produzimos esse comercial direcionado às plataformas web e redes sociais para uma das maiores, se não a maior loja do ramo de material elétrico e hidráulico de nossa cidade. Mesmo tendo tal proporção e tendo várias lojas em outras cidades, A Luminosa com isso investiu acertadamente no marketing local.”
Creio piamente que você entendeu bem o conceito de marketing local e de que como ele pode ser um divisor de águas em seu empreendimento, e o diferencial entre o seu negócio e o do seu concorrente. Não se esqueça de levar em conta as realidades, necessidades e possibilidades da sua região, e não se assuste se de repente você se perguntar: por que não fiz isso antes! E se isso acontecer, tenha certeza que que você estará trilhando o caminho certo. E próspero!
Grande abraço, e não se esqueça: -Estamos juntos, hein!
Luiz Guia Caxias.